Catarinenses em busca do ouro no WorldSkills Americas



Baixar 18.99 Kb.
Encontro20.03.2018
Tamanho18.99 Kb.





Catarinenses em busca do ouro no WorldSkills Americas

Três alunos de Blumenau se preparam para competição de habilidades profissionais, na próxima semana, em Bogotá-Colômbia

Legenda: Rudimar, Isadora e Ariel mantém treinamento intenso em busca do bom desempenho na competição. Foto: Rúbia Natalia de Sousa


Florianópolis, 26.3.2014 - Três estudantes do SENAI em Santa Catarina, entidade da FIESC, embarcam no próximo sábado (29) para a Colômbia, onde disputarão o WorldSkills Americas, uma competição na qual o que conta é o melhor desempenho profissional. Ariel Bertoluci, Isadora Gercovich e Rudimar Braga dos Santos, todos de Blumenau, vão terão que mostrar os melhores conhecimentos, habilidades e atitudes esperados no desenvolvimento das atividades típicas, respectivamente de construção em alvenaria, tecnologia da moda e sistema de construção draywall. O evento será realizado de 1º a 6 de abril, no Centro Internacional de Negocios e Exposições Corferias, em Bogotá, e reunirá em torno de 220 competidores, de aproximadamente 20 países de todo o continente americano.
Aos 18 anos, Bertoluci já acumula mais de 2,2 mil horas de treinamento em preparação para competições do gênero. Em 2011, ele treinou para a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento. No ano seguinte, foram oito meses, quatro horas por dia, de preparação para a etapa nacional. Vencedor, ele passou a se dedicar, em 2013, oito horas por dia, durante seis meses para o torneio internacional, o WorldSkills, no qual ficou entre os dez melhores, superando 500 dos 600 pontos possíveis, o que lhe deu a medalha de excelência. No retorno, retomou o curso de engenharia civil e foi incorporado à equipe do SENAI em Blumenau como treinador dos novos competidores.
Ele percebe a maturidade que alcançou com a experiência em treinamentos e competições, “tanto no aspecto da disciplina, a dedicação para os treinamentos e os conhecimentos técnicos”, conforme explica. A preparação psicológica é fundamental, na sua avaliação.
A maturidade do colega inspira Rudimar, também de 18 anos. Vencedor da etapa estadual em 2012, o estudante acumula pouco mais de mil horas de treinamento, ainda se experiências internacionais. “Percebo que o Ariel executa as tarefas com tranquilidade e já sabe quando ficou bom ou não. Já eu preciso conferir, ouvir mais o professor”, relata. “Tento copiar dele a seriedade e a concentração na execução das tarefas, não dar atenção a outras coisas paralelas”, diz. Para Ariel, essa condição, acumulada à de professor, gera outro tipo de pressão: “agora todos passam por mim e comentam que a medalha está garantida”.
Aos 18 anos, Isadora igualmente percebe que está mais madura do que quando disputou a etapa estadual em 2011 e a nacional em 2012. Hoje ela divide o tempo de treinamento para o WorldSkills Americas com o trabalho profissional numa malharia em Jaraguá do Sul, onde atua como Design Têxtil. A empresa fornece malhas em rolo para os confeccionistas. “Temos que antecipar as tendências de cores, fios”, explica.
Na competição, os três estudantes terão que desenvolver tarefas típicas de sua profissão, com elevado grau de dificuldades. Ariel terá que construir duas paredes, com arcos, letras e alto e baixo relevo e um contrapiso. Uma das paredes será uma escultura de colher de pedreiro. Rudimar fará paredes em gesso acartonado, também com arcos, meia lua e um balcão integrado. Ele terá um espaço para usar a criatividade para a decoração da parede, também usando recursos como alto ou baixo relevo. Isadora se prepara para apresentar duas peças (um corselet e uma saia) com o tema realeza europeia. Além disso, terá que customizar o corselet.

O Brasil terá a maior delegação, com 36 competidores, que vão competir em todas as 32 ocupações em disputa. A segunda maior delegação será a do país-sede, com 23 competidores. Além dos três estudantes, Santa Catarina terá a participação de dois professores avaliadores, Mário Ramos do Nascimento e Liane Valadão, ambos de Blumenau.


Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Elmar Meurer

48 3231-4672

48 8421-4070

elmarm@fiescnet.com.br

Dâmi Cristina Radin

48 3231-4670

48 8421-4080

damicr@fiescnet.com.br

Ivonei Fazzioni

48 3231-4673

48 8421-3600



ivonei@fiescnet.com.br

Miriane Moreira Campos

48 3231-4671

48 8421-4224

mirianemc@fiescnet.com.br
Elida Hack Ruivo

48 3231 4244

48 9176 2505

elida.ruivo@fiescnet.com.br

Fábio Almeida

48 3231 4674

48 9981 4642

Fabio.almeida@fiescnet.com.br


Baixar 18.99 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
ensino médio
terapia intensiva
Conselho nacional
minas gerais
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo infantil
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
outras providências
secretaria municipal
catarina prefeitura
recursos humanos
Dispõe sobre
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
psicologia programa
ministério público
conselho estadual
público federal
Serviço público