Bingo beneficente celebra aniversário do padre Pedro Rubens



Baixar 47,86 Kb.
Página1/11
Encontro14.06.2019
Tamanho47,86 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11

Recife, 26 de setembro de 2008 Ano 7
Unicap: 57 anos de tradição e modernidade a serviço da educação
A comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pernambuco está em festa. A Unicap completa neste sábado (27) 57 anos de fundação. E o presente não poderia ser melhor: a aprovação do doutorado em Psicologia, o primeiro da instituição. “Este doutorado é um ponto alto de toda uma história de pioneirismo: nosso curso de Psicologia foi o primeiro do Norte e Nordeste, assim como foi o nosso mestrado inaugural. Desse modo, esse ponto de chegada é um novo ponto de partida: nosso primeiro doutorado é como uma âncora lançada para o futuro”, diz o Reitor, Padre Pedro Rubens.
A trajetória da Católica é marcada por aliar tradição e modernidade. A Unicap já formou mais de 57 mil alunos. Atualmente, são mais de 12 mil estudantes distribuídos nos 29 cursos de graduação, 17 de especialização e três MBA´s, além de seis mestrados (Engenharia Civil, Direito, Psicologia Clínica, Ciências da Linguagem, Ciências da Religião e Desenvolvimento de Processos Ambientais). A maioria dos 473 professores tem mestrado e doutorado.

Com 10 prédios construídos numa área de 64.024 m², a Católica oferece a seus alunos 194 laboratórios, vários auditórios e salas diversas.


Antenada com a realidade de mercado, a Universidade também dispõe de três clínicas-escolas nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ambientes nos quais os alunos colocam em prática o aprendizado de sala de aula através de atendimentos a pessoas de baixa renda. O público tem acesso a equipamentos de última geração e uma moderna infra-estrutura a preços populares.
Já na área de Direito, são dez núcleos de práticas jurídicas em diversos bairros da Região Metropolitana do Recife, através dos quais os estudantes prestam assessoria de graça à população. Em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Unicap conta também com o Fórum Universitário, que funciona como Juizado de Pequenas Causas. Em Comunicação, presta serviços a organizações governamentais e não-governamentais através de agências experimentais de publicidade e relações públicas. Os alunos da Universidade Católica contam ainda com uma empresa júnior multidisciplinar, que oferece consultoria a instituições públicas e privadas.
O acervo da biblioteca, totalmente climatizada e informatizada, é formado por 141.000 títulos com 429.000 exemplares. Dispõe também de material para as pessoas com necessidades especiais. São seis softwares de leitura para deficientes visuais, além de mesas, impressoras em Braille e computadores adaptados. O local é freqüentado por uma média de 3,5 mil pessoas por dia.
A pesquisa vem recebendo constantes investimentos. Hoje são 36 grupos atuando em diversos campos do conhecimento. Seguindo a tendência de mercado globalizado. A Unicap faz parte das cinco principais redes de universidades católicas do mundo, estando ligada a mais de 200 instituições de ensino superior do planeta.
Mas a atuação da Católica vai além do campus. Sempre buscando uma relação aberta com a sociedade, a Universidade firma parcerias com diversas instituições para cumprir o seu papel de agente transformador. “Isso revela um novo jeito de habitar o mundo e assumir nossa cidadania institucional”, ressalta o Padre Pedro.
A Unicap desenvolve vários projetos com o Governo do Estado, prefeituras do Recife e Olinda; com as ONGs Moradia e Cidadania, Fe y Alegria, Instituto JCPM, Fundação Roberto Marinho e Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc). Recentemente, a Católica se tornou parceira da Unesco e TV Globo ao fazer parte do ‘Criança Esperança’. “Celebramos mais um ano de tradição e qualidade, identificada como uma Universidade nordestina e inteiramente pernambucana, mas cada vez mais aberta ao mundo globalizado”, destaca o Reitor. 




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa