Avaliação do Consumo de Nutrientes por Idosos Obesos



Baixar 67.32 Kb.
Página1/10
Encontro21.06.2019
Tamanho67.32 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10

Conhecer sobre a Obesidade e possuir uma boa base de dados – meio caminho andado para a transformação. SISVAN - Viçosa-MG, 2000.

Prof. Dr. Adelson Luiz Araújo Tinôco

Nutricionista Andréa dos Santos Fernandes
Apresentação
Em meados de 1998 implementa-se o SISVAN - Viçosa, em parceria do Núcleo de Saúde Pública do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa. Dois anos depois já se dispõe de um razoável Banco de Dados e algumas metas, ações e estratégias definidas, objetivando a mobilização de esforços no sentido de modificar a situação de saúde e nutrição da comunidade de Viçosa.

Embora considerando a população humana como um todo, os compromissos consolidados em relação às metas de alimentação, saúde e nutrição do NUSP/DNS/UFV enfatizam o grupo da Terceira Idade de forma marcante, por representar um segmento biológico de interesse da Universidade e de ser este atingido de forma marcante, pelos desajustes e desigualdades sociais e econômicas que se materializam no processo saúde/doença. Assim, busca-se, através do PRATI – Programa de Atenção Coletiva à Terceira Idade, a equidade e esforços no sentido de reduzir ou resgatar as restrições e agravos que afetam este grupo, principalmente dos estratos sociais mais pobres.

Na perspectiva deste posicionamento, a avaliação periódica e até contínua das condições de saúde e nutrição do segmento idoso, contextualizadas no ambiente físico, social e econômico, estudados em levantamentos de rotina, monografias e teses, passa a assumir uma estratégia fundamental, na medida em que define a natureza, avalia a magnitude e possibilita um inventário analítico dos fatores mais relevantes na sua determinação.

Quer-se através destes Bancos de Dados informativos, posto à disposição das instâncias políticas e administrativas, oferecer o suporte para o planejamento e a gestão de programas devidamente fundamentados nos fatos e em sua adequada interpretação. Afinal, começamos um novo milênio sem ainda conhecermos o consumo alimentar do povo brasileiro, muito menos seu estado nutricional. Atrelado a estes fatores soma-se a necessidade de se estabelecer os momentos de transição demográfica e epidemiológica que vem se processando nos diferentes Brasis. Portanto, considera-se, que através da implementação, de fato, do SISVAN no município foi possível atualizar e ampliar o diagnóstico da situação da saúde, nutrição, alimentação e até das condições sócio-econômicas nos espaços geoeconômicos de Viçosa.






Baixar 67.32 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
ensino médio
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
Curriculum vitae
oficial prefeitura
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
assistência social
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
outras providências
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
secretaria municipal
Dispõe sobre
Conselho municipal
recursos humanos
Colégio estadual
consentimento livre
ResoluçÃo consepe
psicologia programa
ministério público
língua portuguesa
público federal
Corte interamericana