Atividades do curso



Baixar 30,89 Kb.
Página1/6
Encontro02.06.2018
Tamanho30,89 Kb.
  1   2   3   4   5   6

  1. Atividades do curso (texto institucional já elaborado – verificar especificidades do curso e da IES)

O Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI) define-se como a face prática e operacional das experiências de aprendizagem suportadas pelo apoio das novas tecnologias, configurando-se elemento estruturante estratégico de inovação das práticas pedagógicas, que orienta a identidade formativa dos alunos de maneira ampla, diversificada e, ao mesmo tempo, flexível, a fim de propiciar-lhes um amplo e irrestrito acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades e competências que façam face aos desafios complexos da sociedade contemporânea.



A adoção do termo LABORATÓRIO justifica-se pela expansão semântica deste conceito na área educacional, designando todos e quaisquer espaços e tempos, virtuais ou reais, dedicados à investigação, experimentação e vivência colaborativas em torno da produção do conhecimento. Antes mais restrito à área de ciências, como espaço físico de experimentos apenas, o conceito tem alcançado, nesta acepção mais ampla, expressivo destaque também em áreas das ciências humanas e sociais aplicadas, como psicologia, educação, direito, administração, artes, linguística, publicidade, entre outras.

O LAI, como componente curricular, é de natureza eminentemente transversal e, por conseguinte, encontra no Eixo de Formação Geral das propostas curriculares dos cursos o seu locus natural, atuando como potencializador da formação ali descrita. Tem como finalidades mais gerais:



  1. Articular a formação humanística integral aos demais propósitos formativos explícitos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, em termos do desenvolvimento do estudante como indivíduo (eu comigo mesmo), cidadão (eu com o mundo) e profissional (eu com o mundo do trabalho).

  2. Irradiar a formação integral para todos os demais componentes do currículo, fazendo emergir, transversalmente, vivências personalizadas do processo de conhecimento, do aprender a aprender, e não, simplesmente, a aquisição de conhecimentos supostamente já prontos e disponíveis, articulando os dois pilares que sustentam a proposta educacional do Projeto Acadêmico Institucional: a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas e o compromisso social.

  3. Congregar a compreensão de que o conhecimento humano, na atual conjuntura social, não pode mais se restringir à operação mental, puramente cognitiva, mas, antes, expandir para o entendimento de que toda ativação da inteligência está entretecida de emoções.

São objetivos do LAI:

  1. Experimentar e integrar conhecimentos teóricos e práticos como fonte de aprendizagem significativa e do crescimento individual e coletivo. 

  2. Estudar e debater os principais temas contemporâneos de formação geral, articulados às bases teóricas da formação específica.

  3. Enfrentar os principais desafios da sociedade contemporânea multicultural, compreendendo e aplicando os princípios elementares do exercício pleno da cidadania.

  4. Exercitar plenamente a liberdade de pensamento, sentimento e imaginação, de forma lógica, crítica, analítica e criativa, em prol do desenvolvimento do talento e das habilidades pessoais em potencial. 

  5. Promover aprofundamento e autoavaliação crítica das capacidades individuais na perspectiva de ampliar competências para planejar e promover mudanças significativas na vida pessoal, profissional e social.

  6. Ampliar as experiências de aprendizagem dos estudantes pela vivência de situações de aprendizagem mediadas por ações de docência pautadas nos princípios da mentoria.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal