Atividade estruturada



Baixar 14,96 Kb.
Encontro01.11.2019
Tamanho14,96 Kb.

ATIVIDADE ESTRUTURADA

Desenvolvimento e aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Aluna: Eliete Mazzeo Caputo – Universidade Estácio de Sá EAD/Pedagogia

Observação Sistemática: Dia 10/10/15

Sujeito observado: Dandara Silva Francisco – Idade:10 anos

Local da observação: Escola Municipal Padre José de Anchieta- RJ

Relatório



  1. Área psicomotora

A aluna participou do evento com brincadeiras, jogos, competições e oficinas na escola, em comemoração ao dia das crianças. Seguindo as amigas, foi participar do teatro, recebeu um texto com as falas, mas se viu desconfortada, pois tem dificuldade de ler e interpretar, sua fala foi baixa e de pouco entendimento, não fazia a relação do texto e as expressões pedidas, se sentiu aflita e até que pediu para sair, pois se envergonhou com o público e os murmúrios. Demonstrando não ter tido sua oralidade muito desenvolvida, em sua primeira infância."

" No estudo feito por Vygotsky, sobre o desenvolvimento da fala, sua visão fica bastante clara: inicialmente, os aspectos motores e verbais do comportamento estão misturados. A fala envolve os elementos referenciais, a conversação pelo objeto, as expressões emocionais e outros tipos de fala social. Como a criança está cercada por adultos na família, a fala começa a adquirir traços demonstrativos, e ela começa a indicar o que está fazendo e de que está precisando. A fala e a ação, é o momento de maior significado no curso do desenvolvimento intelectual, que dá origem às formas puramente humanas de inteligência."



  1. Área cognitiva

Na próxima atividade, a aluna jogou dominó, sempre sorridente, demonstrou lentidão ao contar as partes pintadas das peças, mas sabia como funcionava o jogo. Não ganhou, mas ficou feliz, por concluí-lo.

" Para Jean Piaget, o período das operações concretas entre 7 a 12 anos, é o início do período da lógica, isto é, a capacidade da criança de estabelecer relações que permitem a coordenação de pontos de vista diferentes. Outra característica deste período, é que a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos, é a capacidade de pensar antes de agir."



  1. Área emocional

A aluna posteriormente, mesmo sendo levada pelas amigas, participou do karaokê. Inicialmente encobria o rosto, depois de todo o estímulo do grupo, ela resolveu imitar as colegas na coreografia.

" Vygotsky cita que através da imitação o indivíduo também aprende, sendo interessante que se promovam situações que permitem a imitação, a observação e a reprodução de modelos. Pra ele a brincadeira, como função pedagógica, também desenvolve as relações interpessoais, sua dinâmica, ele não está se referindo aos "rituais de cópia", mas a repetição do comportamento dos indivíduos, diante daquela mesma situação."



  1. Área social

O grupo deliberava e a aluna aceitava, em momento algum ela tomou a iniciativa, se manteve sorridente, às vezes tímida e outras, bem agitadas. A convivência no grupo foi facilitada, pois a aluna, não possui postura questionadora. Portanto concluo, que a aluna ainda está desenvolvendo esse processo, em que precisa dominar seu espaço e saber o seu papel diante do grupo.

" Na teoria de Carl Rogers, o professor além de promover um clima afetuoso, entre o aluno e ele próprio, também dá margem que os alunos demonstrem e pratiquem essa tolerância entre eles. Rogers enfatiza que o ambiente escolar deve ser baseado no desenvolvimento das relações autênticas e democráticas, assim sendo, devemos aceitar cada um do jeito que são, seu método rogeriano, apresenta uma aprendizagem, centrada na liberdade de expressão, para o desenvolvimento de pessoas plenamente atuantes na sociedade."

Referências

Blog Humanismo – Carl Rogers/"Teoria Rogeriana Centrada na Pessoa"



Revista Escola/Zona do desenvolvimento proximal

Carraro, Patrícia Rossi. Psicologia da Educação - UNISEB


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
terapia intensiva
Conselho nacional
Curriculum vitae
oficial prefeitura
ensino médio
minas gerais
Boletim oficial
Concurso público
educaçÃo infantil
Universidade estadual
seletivo simplificado
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
assistência social
ciências humanas
Atividade estruturada
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
Dispõe sobre
outras providências
recursos humanos
secretaria municipal
Conselho municipal
psicologia programa
Colégio estadual
consentimento livre
ResoluçÃo consepe
Relatório técnico
Corte interamericana
público federal
ministério público