Atividade estruturada psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem



Baixar 23.94 Kb.
Encontro15.10.2019
Tamanho23.94 Kb.

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Neusa Aparecida Trindade Gomes Carvalho

ATIVIDADE ESTRUTURADA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Barra Mansa – RJ

2015


ATIVIDADE ESTRUTURADA

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Atividade estruturada apresentada ao Curso de História, da Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial à obtenção de nota em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Professora : Taisa Vliese de Lemos

Barra Mansa – RJ

2015



Desenvolvimento e aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes adultos e idosos





  • Desenvolvimento e aprendizagem de uma criança de 5anos

    População : Anna Luiza Gomes Knupp, 5 anos , Clínica Knupp odontologia. Local : Rua Pedro VAz nº 65 -Centro Barra Mansa-RJ

    Método de Pesquisa : observação sistemática

    1º dia : 26/10/15

    1) Desenvolvimento Psicomotor

    O sujeito pesa 25 Kg , 1m de altura, apresenta bom estado de saúde, tendo os sentidos no padrão da normalidade. Possui boa alimentação com verduras e legumes, não gosta muito de carne.

    Anna Luíza é muito esperta e sua coordenação motora fina e grossa está em desenvolvimento. Ela demonstra desenvoltura ao ajudar servir o café da manhã aos irmãos e movimentos. Possui agilidade ao correr, sentar-se e levantar.

    2) Desenvolvimento Cognitivo

    Anna Luíza realiza as tarefas de casa pela manhã na sala de descanso dos dentistas com a ajuda da mãe,ora parece concentrada e ora aparenta ser dispersa. A criança observada está no pré 2 e estuda em instituição privada.Mostra maior interesse pelas atividades de recorte e colagem.Após o término da atividade senta em frente ao computador onde digita utilizando as letras do alfabeto que conhece para procurar filmes e assistir.Caso erre alguma letra “decorada” na palavra, logo corrige pela correta.





3) Desenvolvimento social

Anna Luíza interage bem com todos os funcionários e pacientes que freqüentam a clínica da família onde a criança passa a parte da manhã.Ao chegar pacientes a criança observada logo faz amizade, oferece café, água e logo tenta agradar dizendo para o mesmo:_”pode ficar a vontade tá?”Os pacientes logo elogiam a esperteza de Anna.

Quando o paciente é criança Anna logo dá uma força dizendo: _”Não chore, não vai doer, é rapidinho”, e os pacientes acabam confiando em Anna.

4) Desenvolvimento emocional


Anna Luíza é muito amorosa, mas demonstra tristeza ao deparar com a briga dos pais com o irmão do meio e a irmã mais velha. Ela tenta ajudar mas não consegue.

Na maioria das vezes fica assustada durante as brigas que ocorrem diariamente na família na sala de descanso dos dentistas.

A irmã de Anna Luiza mora com o pai,e não tem contato diário com a irmã pois a mesma vive em conflitos com a mãe.Sempre comenta da irmã dizendo: “ A Bia gosta de mim né?Estou com saudades dela”.

Já o irmão de Anna Luiza por parte de mãe mora com a família e Anna demosntra maior afeto por ele.

Relatório

Para Piaget  É nesta fase que surge, na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, esta substituição é possível, conforme Piaget, graças à função simbólica. Neste estagio a criança já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado, é importante ressaltar o carácter lúdico do pensamento simbólico. Assim este estágio é também muito conhecido como o estágio da Inteligência Simbólica.

Para Freud seria a fase da “latência”, onde a criança passa a gastar toda a sua energia em atividades sociais e escolares.



2º dia : 27/10/15

1) Desenvolvimento Psicomotor

Anna Luíza ao terminar a tarefa de casa, pega a folha branca e revistas onde utilizando a tesoura de forma correta, recorta e cola figuras de sua escolha nas folha branca, fazendo sua arte, nota-se que sua coordenação motora fina é muito boa, mas ainda encontra-se em desenvolvimento.

2) Desenvolvimento Cognitivo

Logo que me acomodo na sala de espera , Anna procura me explicar o que acontece no desenho animado que assiste na TV da sala, demonstra facilidade em entender a mensagem transmitida e se expressar.

3) Desenvolvimento Social

Ao chegar uma paciente com uma filha pequena, logo pergunta o nome da menina e faz os laços de amizade. A paciente entra no consultório e Anna se sente responsável por cuidar da pequena e logo apresenta toda clínica com muito cuidado dando as mãos a nova amiga.

4) Desenvolvimento Emocional

È aniversário da mãe e Anna logo se preocupa com o presente. Como gosta de recortar, pega uma revista e monta um cartão para a mãe onde utiliza imagens coloridas e diz que está fazendo com muito capricho e amor.Segundo Anna a mãe é linda e ela gosta demais da mãe.

Relatório

Já para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento. 





3º dia : 28/10/15

1) Desenvolvimento Psicomotor

Dança durante a música tocada no filme preferido.

2) Desenvolvimento Cognitivo

Planeja uma sequência com bonecas na sala de espera, onde separa por cor de cabelo, tamanho e cor dos olhos.

3) Desenvolvimento social

Conversa com alguns dentistas na sala de descanso sobre as bonecas. Dramatiza e imita cada personagem.

4) Desenvolvimento emocional

Anna declara seu amor pelos pais o tempo todo, gosta de receber e dar de abraços e carinhos.

Relatório

Para Erickson “Iniciativa versus culpa” (dos 3 aos 5 anos). Este estágio corresponde à fase fálico-edípica de Freud.

O reforço à iniciativa depende de quanta liberdade física as crianças recebem e do quanto sua curiosidade intelectual é satisfeita. Conflitos sobre a iniciativa podem impedir que as crianças em desenvolvimento experimentem todo o seu potencial e podem interferir em seu senso de ambição, que se desenvolve neste estágio. Ao final deste estágio, a consciência (superego) da criança é estabelecida.

A criança aprende não apenas que existem limites para seu repertório de comportamentos, mas também que os impulsos agressivos podem ser expressos de formas construtivas, tais como na competição saudável, em jogos e no uso de brinquedos. Punições excessivas podem restringir a imaginação e iniciativa da criança.



Análise :

De acordo com as teorias de desenvolvimento para crianças de 5 anos , teremos :

Desenvolvimento Psicomotor :

Apresenta um ótimo desenvolvimento psicomotor mesmo ainda em desenvolvimento.

Desenvolvimento Cognitivo :

Mostra-se inteligente e se interessa pelas coisas novas.Consegue aprender e reter o que é novo com facilidade.

Desenvolvimento Emocional :

Anna é uma criança feliz mesmo em meios a brigas e problemas vividos frequentemente pela família.

Desenvolvimento Social :

Anna Luíza é muito comunicativa e cativa rapidamente a todos com sua humildade de criança.




Baixar 23.94 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
ensino médio
terapia intensiva
Conselho nacional
minas gerais
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo infantil
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
outras providências
secretaria municipal
catarina prefeitura
recursos humanos
Dispõe sobre
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
psicologia programa
ministério público
conselho estadual
público federal
Serviço público