Atividade de oficina literária



Baixar 26,99 Kb.
Página1/6
Encontro20.11.2019
Tamanho26,99 Kb.
  1   2   3   4   5   6

ATIVIDADE DE OFICINA LITERÁRIA
01- Por que protestantes e católicos, no século XVI, passaram a se interessar pela ação pedagógica? Compare as duas orientações em suas linhas principais, indicando as coincidências e as diferenças.
Primeiro a educação tornara-se nesta época uma exigência devido à nova concepção de ser humano que estava surgindo.

Os protestantes queriam que a educação se expandisse, ou seja, deixasse de ser controlada pela “igreja”, na época, quem detinha o poder sobre a educação, já os católicos, não queriam perder o controle que detinham em suas mãos e com o movimento do protestantismo eles, sentiam ameaçados e não queriam a influência deles, já que, os protestantes abririam a mente dos fiéis, ameaçando os católicos na perda de seus seguidores e que se achavam “donos do conhecimento”.

Por isso, a igreja católica, criou o Colégio dos Jesuítas, que tinha como proposta combater o crescimento da Reforma Protestante, isto é, por meio desse colégio ministrado por jesuítas, a igreja, queria trazer novamente os seguidores à religião católica.

No entanto, existia interesse por detrás, uma vez que, se os fiéis seguissem a Reforma Protestante e abandonasse a religião, isso, causaria um dano à igreja que, além de perder seus seguidores teriam que arcar com as despesas, como dízimos, gastos estes pagos com dinheiro dos fiéis. Sem esquecer que até a Idade Média, era a igreja que cuidava do ensino, e esse era em benefícios da alta nobreza, enquanto a massa ficava a mercê do ensino que eles queriam transmitir ao seu próprio benefício.



Agora o correto em nossa opinião, é responder as coincidências e as diferenças,

seguem abaixo:

COINCIDÊNCIAS = IDADE MÉDIA = RENASCIMENTO, Estudo do latim; Ênfase no estudo do latim; Ensino religioso;


Os colégios eram submissos ao poder religioso;



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal