Atividade avaliativa- mini pesquisa de marketing



Baixar 48,72 Kb.
Página1/6
Encontro12.01.2020
Tamanho48,72 Kb.
  1   2   3   4   5   6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DISCIPLINA-Pesquisa de marketing Profa- Daciane de O. Silva

“ATIVIDADE AVALIATIVA- MINI PESQUISA DE MARKETING”

O trabalho solicitado pela disciplina trata de uma “mini” pesquisa de marketing a ser realizada em uma loja de varejo, atacado de qualquer ramo de atividade acerca de um problema de pesquisa escolhido pelo grupo formado por 4 pessoas que atuarão juntas na elaboração.

Etapas:

1ª DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

O problema da pesquisa de marketing está ligado às estratégias de marketing (produto, preço, promoção, praça). Ex: Qual a percepção que as mulheres possuem da marca X de shampoo? Os consumidores estão satisfeitos com o varejista que distribui o produto da indústria Y? O preço do serviço Z é condizente com sua qualidade? Qual o perfil do consumidor de sandálias para festa?

A justificativa refere-se a relevância pessoal e acadêmica do trabalho. Você pode construir uma justificativa utilizando dados de sites oficiais com o objetivo de convencer o leitor, no caso a empresa a comprar sua ideia.

2ª TIPO DE PESQUISA A SER UTILIZADO (exploratória,conclusiva (descritiva ou causal)

Segundo Mattar(2001, p.18) a pesquisa exploratória “visa prover o pesquisador de maior conhecimento sobre o tema ou problema em perspectiva”. O pesquisador terá acesso às informações acerca do assunto através de levantamentos em fontes secundárias, levantamento de experiências, estudos de casos selecionados e observação informal.



  • Levantamento bibliográfico: livros, artigos, pappers, monografias feitos por outros pesquisadores.

  • Levantamento documental: dados econômicos (FGV, SEBRAE), demográficos (IBGE)

  • Levantamento de experiência: buscar pessoas que possuem ampla experiência acerca do tema, mas que não está escrito (vendedores, promotores, gerente de vendas, etc.). Para ter acesso as informações utilizam-se entrevistas individuais ou em grupo.

  • A observação envolve a nossa percepção informal e dirigida em relação a objetos, comportamentos e fatos de interesse relacionados ao problema.

A pesquisa conclusiva descritiva é utilizada com o propósito de descrever características de grupos. Por exemplo, obter perfil dos consumidores, através de sua distribuição em relação ao sexo, faixa etária, nível educacional, nível socioeconômico, preferências, localização.

3ª TIPOS, FONTES E FORMAS DE COLETA DE DADOS (dados primários e dados secundários)

DADOS PRIMÁRIOS

Dados coletados e produzidos pelo pesquisador especificamente para resolver o problema da pesquisa. As fontes básicas de dados primários são: pesquisado, pessoas que tenham informações sobre o pesquisado e situações similares.Ex: características demográficas, socioeconômicas e de estilo de vida, atitudes e opiniões, conscientização e conhecimento, intenções(em comprar, em não comprar, indecisão, etc).

Os meios básicos de coleta de dados primários: a comunicação e a observação. A comunicação refere-se ao questionamento, oral ou escrito, dos respondentes para a obtenção do dado desejado, que será fornecido por declaração, verbal ou escrita, do próprio. O método de observação consiste no registro de comportamento, portanto, não envolve questionamentos e respostas.

A comunicação apresenta-se como instrumento de coleta de dados a entrevista(individual ou em grupo), questionário (pessoal, correio, internet e colocados à disposição). Já a observação dispõe dos seguintes instrumentos: câmeras fotográficas, câmaras de TV, gravadores de som, câmeras de movimentos dos olhos, audímetros, detector de mentiras, etc.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal