Assim, assediar, segundo o dicionário Aurélio, é “perseguir com insistência, importunar, molestar, com perguntas ou pretensões



Baixar 134 Kb.
Página1/16
Encontro16.08.2018
Tamanho134 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   16

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 1

1 ASSÉDIO MORAL: NOÇÕES GERAIS 3

1.1 NOTÍCIA HISTÓRICA 4

1.2 CARACTERIZAÇÃO 6

1.3 SUJEITOS DO ASSÉDIO MORAL 7



2 MODALIDADES DE ASSÉDIO MORAL 11

2.1 ASSÉDIO SEXUAL 11

2.2 ASSÉDIO PROCESSUAL 17

3 DANOS DA HUMILHAÇÃO À SAUDE 20

3.1 ESTRESSE 22

3.2 SÍNDROME DE BURNOUT 24

CONCLUSÃO 27

BIBLIOGRAFIA 29

INTRODUÇÃO

Assédio moral é o sentimento de ser ofendido, menosprezado, inferiorizado, constrangido etc. É o sentir-se ninguém, sentir-se sem valor, sentir-se inútil. É a humilhação que causa dor, tristeza e sofrimento.

No novo ambiente de trabalho vivenciado, forjado pela globalização e a modernização, indústrias e empresas vêm cada vez mais forçando o ritmo de trabalho na luta pelo lucro. A organização do trabalho com a sua estruturação hierárquica, divisão de tarefas, jornadas de trabalho em turnos, ritmos, intensidade, monotonia, repetitividade e responsabilidade excessiva são fatores que contribuem para desencadear uma série de distúrbios ao trabalhador, físicos ou psíquicos.

As altas taxas de desemprego assolam a maioria dos países. A busca desenfreada pelo poder influencia as pessoas e as fazem tornar o ambiente de trabalho um lugar de conflitos.

Como assevera Sebastião Geraldo de Oliveira “ocorre a confluência de diversos riscos e agressões que afetam a saúde e a integridade física do trabalhador.”1 A individualização do trabalho traz- consigo o esquecimento da pessoa humana.

Diante deste quadro, e estando o trabalho em sede de introdução, mostra-se necessário que o apresentemos ao leitor. Assim, apontamos que tem este caráter predominantemente bibliográfico, ainda que se tenham feitos referências jurisprudenciais.

A finalidade deste trabalho final de curso é propiciar maior aprofundamento no conhecimento do chamado Assédio Sexual e seus desdobramentos. Por esta questão o trabalho foi dividido em três capítulos, organizados de forma que nos pareceu didática, visando a propiciar melhor compreensão ao leitor.

No capítulo introdutório falar-se-á do assédio moral, apontando noções gerais sobre o instituto. A seguir apresentaremos uma notícia histórica do mesmo, assim como os pressupostos de sua caracterização. Ainda no primeiro capitulo se cuidará dos sujeitos do assédio moral.

O segundo capítulo abordará especificamente as modalidades de assédio moral. Assim trataremos do assédio sexual e do assédio processual, entendidos como espécies do gênero assédio moral.

O terceiro capítulo cuidará da correlação entre os danos decorrentes da humilhação que é ínsita ao assédio e saúde. Assim trataremos especificamente do estresse e da síndrome de burnout.





Baixar 134 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   16




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa