Assim, assediar, segundo o dicionário Aurélio, é “perseguir com insistência, importunar, molestar, com perguntas ou pretensões



Baixar 170,27 Kb.
Página1/16
Encontro16.08.2018
Tamanho170,27 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   16

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 1

1 ASSÉDIO MORAL: NOÇÕES GERAIS 3

1.1 NOTÍCIA HISTÓRICA 4

1.2 CARACTERIZAÇÃO 6

1.3 SUJEITOS DO ASSÉDIO MORAL 7



2 MODALIDADES DE ASSÉDIO MORAL 11

2.1 ASSÉDIO SEXUAL 11

2.2 ASSÉDIO PROCESSUAL 17

3 DANOS DA HUMILHAÇÃO À SAUDE 20

3.1 ESTRESSE 22

3.2 SÍNDROME DE BURNOUT 24

CONCLUSÃO 27

BIBLIOGRAFIA 29

INTRODUÇÃO

Assédio moral é o sentimento de ser ofendido, menosprezado, inferiorizado, constrangido etc. É o sentir-se ninguém, sentir-se sem valor, sentir-se inútil. É a humilhação que causa dor, tristeza e sofrimento.

No novo ambiente de trabalho vivenciado, forjado pela globalização e a modernização, indústrias e empresas vêm cada vez mais forçando o ritmo de trabalho na luta pelo lucro. A organização do trabalho com a sua estruturação hierárquica, divisão de tarefas, jornadas de trabalho em turnos, ritmos, intensidade, monotonia, repetitividade e responsabilidade excessiva são fatores que contribuem para desencadear uma série de distúrbios ao trabalhador, físicos ou psíquicos.

As altas taxas de desemprego assolam a maioria dos países. A busca desenfreada pelo poder influencia as pessoas e as fazem tornar o ambiente de trabalho um lugar de conflitos.

Como assevera Sebastião Geraldo de Oliveira “ocorre a confluência de diversos riscos e agressões que afetam a saúde e a integridade física do trabalhador.”1 A individualização do trabalho traz- consigo o esquecimento da pessoa humana.

Diante deste quadro, e estando o trabalho em sede de introdução, mostra-se necessário que o apresentemos ao leitor. Assim, apontamos que tem este caráter predominantemente bibliográfico, ainda que se tenham feitos referências jurisprudenciais.

A finalidade deste trabalho final de curso é propiciar maior aprofundamento no conhecimento do chamado Assédio Sexual e seus desdobramentos. Por esta questão o trabalho foi dividido em três capítulos, organizados de forma que nos pareceu didática, visando a propiciar melhor compreensão ao leitor.

No capítulo introdutório falar-se-á do assédio moral, apontando noções gerais sobre o instituto. A seguir apresentaremos uma notícia histórica do mesmo, assim como os pressupostos de sua caracterização. Ainda no primeiro capitulo se cuidará dos sujeitos do assédio moral.

O segundo capítulo abordará especificamente as modalidades de assédio moral. Assim trataremos do assédio sexual e do assédio processual, entendidos como espécies do gênero assédio moral.

O terceiro capítulo cuidará da correlação entre os danos decorrentes da humilhação que é ínsita ao assédio e saúde. Assim trataremos especificamente do estresse e da síndrome de burnout.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   16


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal