As preocupações com a saúde do professor, em especial no caso brasileiro, apesar de recentes



Baixar 83,37 Kb.
Página1/9
Encontro02.03.2019
Tamanho83,37 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9



Trabalho e adoecimento docente

Prof.ª Drª Sonia Regina Landini-

Depto de Educação-UFSCar

O trabalho docente tem como pressuposto a ação voltada à condução dos processos de ensino com a finalidade de proporcionar aos alunos a apropriação, assimilação e generalização do conhecimento científico. Tal ato se caracteriza como uma prática em que o processo de trabalho, bem como o produto, o resultado final, são autonomamente organizados pelo docente, o que significa que os meios e a escolha de alternativas para a consecução dos objetivos são conscientemente definidos pelo professor. Isto implica que o significado da ação docente está relacionado ao desenvolvimento do gênero humano, de modo a potencializar a consciência dos sujeitos sobre as condições postas esuas escolhas alternativas. Deste modo, o sentido da ação docente caracteriza-se pela realização de uma atividade fundamental para a condição de humanização.

No entanto, as condições históricas definem um caráter particular para a ação docente, tendo em vista seu papel no processo de reprodução social. Isto significa dizer que, no capitalismo, a ação e as práticas docentes formalmente se caracterizam pelo processo de reprodução da propriedade privada e da desumanização, conflitando-se com a possibilidade de desenvolvimento das condições de humanização por meio do conhecimento. Esse quadro conflituoso imprime um caráter contraditório à sua atuação cotidiana, limitando o significado de seu trabalho e, ao mesmo tempo, imprimindo um novo sentido à sua prática. Tal condição é geradora de diferentes formas de reação, que podem levar a acomodação e à alienação, ou desencadear mecanismos de resistência tanto individuais quanto coletivos.

Neste âmbito de análise, focaremos as condições de trabalho no capitalismo contemporâneo, suas conseqüências para o trabalho docente e as formas de reação que têm levado a crescentes índices de adoecimento mental.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal