Apontamentos



Baixar 0.57 Mb.
Página1/85
Encontro13.05.2018
Tamanho0.57 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   85

APONTAMENTOS

DE

PSICOLOGIA

INTRODUÇÃO

Estes Apontamentos de psicologia do pensador latino-americano Mario Rodríguez Cobos, Silo, são recopilações de conferências realizadas por ele em 1975, na ilha grega de Corfu, em 1976 e 1978, em Las Palmas de Gran Canaria na Espanha e em maio de 2006, no Parque La Reja em Buenos Aires.

Em "Psicologia I" estuda-se o psiquismo em geral como função da vida em sua relação com o meio e sua expressão humana. Em seguida, expõem-se as características dos "aparatos" do psiquismo nos sentidos, na memória e na consciência. Descreve-se também a teoria dos impulsos e do comportamento.

Em "Psicologia II" estudam-se as três vias da experiência humana: sensação, imagem e recordação. Em seguida, descrevem-se as respostas que o psiquismo dá aos estímulos externos ao corpo e aos estímulos do intracorpo. Os níveis de trabalho da consciência e os mecanismos do comportamento são revistos à luz da teoria do espaço de representação.

Em "Psicologia III" estuda-se o sistema de operativa capaz de intervir na produção e transformação de impulsos. Um esquema simplificado do trabalho integrado do psiquismo contribui para a compreensão dos temas de operativa. Finalmente, estabelecem-se distinções entre a consciência e o "eu", contrastando os estados de reversibilidade com os estados alterados de consciência.

Em "Psicologia IV" estuda-se sumariamente o desdobramento dos impulsos. Em seguida, estudam-se as diferenças entre a consciência, a atenção e o "eu". Estudam-se também a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos da consciência para, finalmente, definir e incursionar pelas estruturas de consciência. Estruturas como "a consciência inspirada" passeiam pelos distintos afazeres humanos: a consciência inspirada na filosofia, na ciência, na arte e na mística. Há, por último, uma incursão pelos níveis profundos das estruturas de consciência e, com esses parágrafos finais, encerra-se essa psicologia que começou na análise dos impulsos mais elementares para concluir na síntese das estruturas de consciência mais complexas.

Esses escritos, somados a "Psicologia da imagem" – que constitui a primeira parte do livro Contribuições ao pensamento – e a Experiências guiadas, ambos publicados nas Obras Completas I do mesmo autor, podem ser considerados os escritos fundacionais de uma Psicologia do Novo Humanismo.

PSICOLOGIA I

Resumo elaborado pelos assistentes das conferências ministradas por Silo em meados de novembro de 1975 em Corfu, na Grécia. O “Apêndice sobre as bases fisiológicas do psiquismo” foi adicionado no final do mesmo ano.



Baixar 0.57 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   85




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa