Apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todo o mundo



Baixar 140,13 Kb.
Página1/19
Encontro14.01.2020
Tamanho140,13 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   19


Apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todo o mundo:



Relatório de Síntese Conjunto de 2019 da União Europeia e dos seus Estados-Membros

Parte 1: Introdução

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável1 (a Agenda 2030), com os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), constitui o plano internacional para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável. Por conseguinte, é de enorme relevância enquanto agenda partilhada em torno da qual todos os países devem atuar para satisfazer as necessidades das pessoas nas fronteiras planetárias. A União Europeia e os seus Estados-Membros estão plenamente empenhados em executarem eles próprios a Agenda 2030 e em avançarem com a sua execução a nível mundial através do conjunto completo das suas ações externas. O Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento de 20172 (o Consenso) prevê um novo quadro político comum para a cooperação para o desenvolvimento da UE e dos seus Estados-Membros, de apoio a esta execução.

O presente relatório apresenta uma breve síntese de como a UE e os seus Estados-Membros estão a apoiar a execução da Agenda 2030 nos países em desenvolvimento através da cooperação para o desenvolvimento. Responde a um compromisso específico do Consenso, no sentido de elaborar esse tipo de relatório em 2019 e, a partir desse ano, cada quatro anos. Incide sobre o período desde a adoção da Agenda 2030 pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015 e representa uma contribuição para a comunicação de informações da UE no Fórum Político de Alto Nível de 2019 sobre o Desenvolvimento Sustentável.

O presente relatório mostra os progressos registados pela UE e os Estados-Membros até ao momento e de que modo pretendem prosseguir os seus esforços. Demonstra que contribuíram coletivamente para a execução de todos os ODS em todas as regiões em desenvolvimento do mundo. A UE e os seus Estados-Membros trabalharam em estreita colaboração para elaborar o relatório, em consulta com outros parceiros, nomeadamente o Parlamento Europeu e a sociedade civil. O documento de trabalho dos serviços, que acompanha o presente relatório, completa-o facultando informações pormenorizadas sobre os progressos registados em cada ODS, incluindo exemplos específicos de ação da UE e dos seus Estados-Membros.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   19


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal