Análise de um poema de Manuel Bandeira da 1a



Baixar 21,15 Kb.
Página1/2
Encontro17.10.2018
Tamanho21,15 Kb.
  1   2

Análise de um poema de um poema de Manuel Bandeira (da 1a.fase) e de um poema de Carlos Drummond de Andrade (da 2a. fase), comentando sobre as características modernistas presentes nos mesmos. Justificar com exemplos dos poemas.

(PRIMEIRA FASE)


Primeira fase
Os modernistas ridicularizavam o parnasianismo, movimento artístico em voga na época que cultivava uma poesia formal. Propunham uma renovação radical na linguagem e nos formatos, marcando a ruptura definitiva com a arte tradicional. Cansados da mesmice na arte brasileira e empolgados com inovações que conheceram em suas viagens à Europa, os artistas romperam as regras preestabelecidas na cultura.

movimento modernista no Brasil contou com duas fases: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945. a primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e idéias modernistas.

Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam estas propostas: reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto, todas elas estão relacionadas com a visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.


  • Busca do moderno, original e polêmico.

  • Nacionalismo em suas múltiplas facetas.

  • Volta às origens e valorização do índio verdadeiramente brasileiro.

  • “Língua brasileira” - falada pelo povo nas ruas.

Paródias - tentativa de repensar a história e a literatura brasileira

Vou-me Embora pra Pasárgada

  Vou-me embora pra Pasárgada





Compartilhe com seus amigos:
  1   2


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal