Análise da produçÃo científica de teses e dissertaçÕes sobre os colégios jesuíticos no brasil colonial



Baixar 188,71 Kb.
Página1/12
Encontro30.09.2018
Tamanho188,71 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12



ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE OS COLÉGIOS JESUÍTICOS NO BRASIL COLONIAL
PEREIRA, M. A.;

FERREIRA JUNIOR, A.;

HAYASHI, M. C. P. I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
1 – INTRODUÇÃO
A educação jesuítica no Brasil Colonial é um tema pouco explorado pela historiografia da educação que lhe reserva um espaço exíguo nas obras referenciais da História da Educação, conforme já alertaram os pesquisadores da área (BITTAR & FERREIRA JUNIOR, 2003; FERREIRA JUNIOR & BITTAR, 2004).

No entanto, essa realidade deveria ser diferente, principalmente, por se tratar de um período significativo da atuação pedagógica dos jesuítas no país, hegemônica durante duzentos e dez anos (1549-1759). Com base nessa constatação, o presente estudo identificou e analisou a produção científica brasileira nessa temática, com foco nos colégios jesuíticos, disponível em bibliotecas digitais de teses e dissertações, contribuindo para a historiografia da educação brasileira.

Dentro desta perspectiva, é importante observar que o estudo é uma contribuição da área de Ciência da Informação para o campo da História da Educação, considerando que não apenas analisou a produção científica em fontes de informação on-line, mas também, ampliou o campo de estudos sobre esse relevante período histórico da nossa educação, que ainda permanece na sombra haja vista a constatação de Bittar & Ferreira Junior (2003) sobre os exíguos estudos existentes no país.

Segundo Cardoso (1995 apud FERREIRA JUNIOR; BITTAR, 2004) essa tendência da historiografia atual em abandonar os estudos de alguns temas por causa dos “modismos”, impede o desenvolvimento do conhecimento na área. Diante desse fato, fui motivada a elaborar e a desenvolver esse estudo, não apenas para identificar e descrever, mas também para interpretar e analisar a produção científica sobre os primeiros séculos da educação brasileira.

Considero ainda que o estudo dessa produção científica tornou-se relevante para a reconstrução da própria historiografia nacional e também para demonstrar o papel que as fontes de informação on-line assumem na disseminação das informações e no desenvolvimento da própria pesquisa científica em Educação.

Partindo da idéia de que a avaliação da produtividade científica deve ser um dos elementos principais para o estabelecimento e acompanhamento de uma política nacional de ensino e pesquisa, uma vez que através dela é possível obter um diagnóstico das reais potencialidades de determinados grupos e/ou instituições, surge a necessidade de escolher como fazer essa avaliação. No caso desse estudo a técnica usada foi a Bibliometria.

Diante destas considerações iniciais pretendeu-se responder neste estudo às seguintes questões de pesquisa: o que revela a produção científica disponível em bibliotecas digitais de teses e dissertações sobre os colégios jesuíticos e quais são as visões sobre os colégios jesuíticos oriundas de teses e dissertações? Já os objetivos do presente estudo foram: apresentar o panorama da colonização brasileira e da educação jesuítica no período colonial com base na visão de alguns autores da historiografia nacional que refletiram sobre o tema; identificar a produção científica em Educação sobre colégios jesuíticos no Brasil colonial disponível em algumas das principais bibliotecas digitais de teses e dissertações do país; analisar a produção científica em educação jesuítica no Brasil Colonial tendo como objeto de estudo os colégios jesuíticos; analisar a produção científica sobre os colégios jesuíticos oriunda de dissertações e teses através dos seguintes parâmetros bibliométricos: título, resumo, palavras-chave, temática, autoria, origem geográfica e institucional e nível acadêmico dos autores.


: acer histedbr -> jornada -> jornada8 -> txt compl
txt compl -> Nos parece certo admitir que toda a discussão sobre a melhoria de nosso sistema educacional na contemporaniedade perpassa fund
txt compl -> Liberalismo clássico: origens históricas e fundamentos básicos
txt compl -> Saberes psicológicos e história da educaçÃo em goiáS
txt compl -> Trabalho na concepçÃo de marx e a precarizaçÃo do trabalhador docente no ensino superior
txt compl -> Grupo escolar: de araguari a raul soares, concepçÃo de infância e alfabetizaçÃO – 1931 a 1961
txt compl -> Primeiro ciclo dos estudos do lazer no brasil
txt compl -> Na dissertação de Mestrado, intitulada “Helena Antipoff e o Ens
txt compl -> Trabalho, transformaçÃo social e educaçÃO
txt compl -> EducaçÃo e imprensa: a escola como signo da modernidade no interior paulista
txt compl -> O papel Social Político do Professor


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal