Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário



Baixar 456.31 Kb.
Página1/57
Encontro17.05.2018
Tamanho456.31 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   57


Pressclipping em 11.maio.2015

Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário.” (Albert Einstein)





As contas secretas de muitos brasileiros na Suíça

Parece uma franquia de escândalos que o Brasil está vivendo, tal e qual os filmes de Hollywood que, após o sucesso da primeira versão, continuam em série. No caso do mensalão, agora do petrolão e, segundo os boatos e as versões divulgadas nas redes sociais, ainda teremos outros escândalos. Não é uma franquia e, muito menos, é sucesso de público. Muito pelo contrário, os brasileiros abominam e se deprimem ao ver que havia tanto descalabro. No caso do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), com mais de 300 conselheiros, a maioria indicados e sem receber nada em troca, ficou mais do que provada a desorganização, a falta de gestão e a incompetência de certos setores do poder público para tomar atitudes.

No entanto, há também um outro assunto que não tem tido a mesma repercussão na mídia, que é o caso conhecido como "Swissleaks", pelo qual se ficou sabendo - ou suspeitando - de muitas contas de brasileiros e empresas de renome em bancos suíços. O perito em informática Hervé Falciani, denunciante do caso "Swissleaks", vai colaborar com as investigações sobre correntistas nacionais envolvidos em ocultação e lavagem de dinheiro em paraísos fiscais. O engenheiro foi autor do vazamento de informações do HSBC Private Bank, em 2008, e desde então colabora com o Ministério da Justiça e com magistrados da França na identificação dos responsáveis por fraudes fiscais. Uma equipe da Procuradoria-Geral da República esteve em Paris em busca de informações do governo francês.

O incrível é que o aparato do governo federal não se mexeu e descuidou do problema. Isso porque o próprio denunciante pediu que o governo acessasse todas as suas informações disponíveis. A partir de um contato formal, ele ajudará as autoridades brasileiras. Segundo Falciani, empresas e correntistas do Brasil são os maiores clientes dos chamados Private Banks, com frequência vinculados a escândalos de ocultação, lavagem e repatriamento de dinheiro originário de corrupção, de evasão fiscal e do crime organizado. Só isso bastaria para que um levantamento sério, e retirando da lista os que têm declarações junto à Receita Federal, venha a público.

Além da Receita Federal, a Procuradoria-Geral da República tem interesse em identificar os correntistas que possam ter ocultado contas no exterior. Procuradores estão em contato com autoridades do Ministério Público e do Ministério da Justiça da França em busca de colaboração nas investigações. A equipe é integrada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e pelo secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos.

O "Swissleaks", como citado, veio a público em 2008, mas, durante sete anos, em momento algum, a Receita Federal solicitou ao governo da França acesso à lista de correntistas. A situação só evoluiu em 2015, depois que o jornal Le Monde e o Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo (CICJ) começaram a revelar parte dos nomes de 106 mil clientes de 203 países que, entre 2006 e 2007, mantinham depósitos da ordem de US$ 100 bilhões que transitaram pela filial de Genebra do HSBC Private Bank.

Em relação ao Brasil, 8,6 mil clientes teriam US$ 7 bilhões em 6,6 mil contas bancárias da agência suíça. As contas secretas não declaradas à Receita, segundo é falado, envolveriam pessoas e instituições populares no Brasil. Também deve ser divulgada logo a nominata da Operação Zelotes, de fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Fatóide?


Catálogo: blog -> wp-content -> uploads -> 2015
2015 -> A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros
2015 -> Aquilo que o homem semear, isso mesmo colherá
2015 -> Em 26. out. 2015 Uma época de turbulência é uma grande oportunidade para quem compreende, aceita e aproveita a nova realidade
2015 -> Pressclipping em 20. julho. 2015 "Se dizeres o que queres dizer, ouves o que não queres ouvir."
2015 -> Dar menos que seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu
2015 -> Presclipping em 19. out. 2015 "A suspeita é a tênia do espírito."
2015 -> Boletim trab-prev-rh em 01. jun. 015 O ingênuo nunca acredita que o outro tem uma identidade secreta
2015 -> Nada dura tanto, exceto a mudança
2015 -> Pressclipping em 13. out. 2015 "Não são livres todos aqueles que fogem das suas cadeias."
2015 -> Pressclipping em 17. agosto

Baixar 456.31 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   57




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa