A visão holística na vida cotidiana



Baixar 15.19 Kb.
Página1/2
Encontro05.11.2019
Tamanho15.19 Kb.
  1   2

A visão holística na vida cotidiana

Poder-se-ia pensar que tudo que acabamos de apresentar não tem nenhuma relação com a vida prática e que esse é um assunto reservado aos filósofos e místicos.

Muito pelo contrário. A experiência mostra que aqueles que de fato realizaram em si mesmos, de modo profundo, esse “aberto”, são os mais eficientes, tanto em sua vida pessoal como na vida social. Mais do que isso, eles se transformam em pólos de irradiação dessa sabedoria primordial de que são os intérpretes; sua disponibilidade energética parece não ter limite. Além disso, a visão holística dá aos diferentes domínios da cultura uma força incomparável.

Na educação, ela contribui para corrigir a enorme deformação efetuada a partir do final do século XIX e que se agrava a cada dia que passa: a intelectualização levada ao extremo. Embora o racionalismo científico reforçado por essa deformação nos tenha trazido bem-estar material, conforto e “progresso” tecnológico, não teria isso ocorrido à custa de uma visão global das coisas, dos valores do amor, da beleza, do sentido profundo da vida, do respeito a todos os seres, enfim, à custa da dignidade humana? Não vamos pagar muito caro pelo esquecimento dessa parte essencial simbolizada pelo coração?

Que pode fazer um navegador sem bússola? A visão holística na educação despertará na criança, assim como no adulto, essa imensa força de sabedoria e de amor oculta no coração de cada um.

Na medicina, a visão holística resolverá o problema, que se tomou crônico, do conflito entre o generalista e o especialista; não somente a transdisciplinaridade terá o que dizer, mas as novas gerações de médicos, imbuídas do espírito da abordagem holística na educação, aprenderão a corrigir os efeitos da superespecialização médica, na qual se perdem, igualmente, os médicos e os pacientes; os pacientes se transformarão em amigos, e assim serão tratados; a relação fria do laboratório será substituída por uma troca energética, seguindo o exemplo da medicina chinesa e aiurvédica. Toda a terapia será pessoal e transpessoal.

Na agricultura, particularmente sob a influência das descobertas ecológicas e da reação biodinâmica à toxidade dos fertilizantes e pesticidas químicos, a visão holística se imporá com naturalidade bem maior, porque os camponeses, graças ao seu contato direto com a natureza, estão em condição de observar a interdependência de tudo o que existe; além disso, sua observação cotidiana ou sazonal os faz ver in vivo a impermanência e a constante transformação do natural. Sabendo que tudo se transforma, estão a um passo da descoberta da visão holística.

No trabalho humano e nas organizações, a visão holística já começou a introduzir aquilo que hoje é chamado de cultura organizacional; é uma nova cultura que está em plena gestação em certas organizações de ponta. O desafio que a visão holística apresenta nesse terreno será o de resolver a questão referente à conjugação das necessidades mínimas de segurança, de prazer e de alegria, bem como do papel social, com o amor, a criatividade, o conhecimento intuitivo e racional e, enfim, com a necessidade de ultrapassar a dualidade. A abordagem holística será tanto mais eficaz quanto maior for o apoio que receber de todas as - formas de arte.





Baixar 15.19 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa