A teoria de Piaget sobre a linguagem e o pensamento das crianças



Baixar 13,72 Kb.
Encontro04.05.2018
Tamanho13,72 Kb.

A teoria de Piaget sobre a linguagem e o pensamento das crianças
Piaget reforça que criança não é o adulto em miniatura e a mente da criança não é a mente do adulto em escala menor. Ele apóia a idéia de evolução

Crise de Piaget: dualidade ao querer tornar a psicologia uma ciência.

O egocentrismo do pensamento infantil é o que liga as características do pensamento lógico das crianças.

Ele divide os pensamentos em três partes: Pensamento dirigido: social; pensamento autistico: individualista e pensamento egocêntrico: forma intermediária entres esses dois.

O pensamento egocêntrico da criança fica à meio caminho entre o autismo e o pensamento socializado. O pensamento infantil é naturalmente autistico e só se transforma em pensamento realista mediante pressão social.

Segundo Piaget o pensamento serve primeiro à satisfação imediata, antes de procurar a verdade.

Autismo: forma primitiva de pensamento. A lógica aparece mais tarde.

Egocentrismo: Característica totalmente dominante antes dos 7 anos de idade. Após os 7 e 8 anos de idade o pensamento socializado começa a tomar forma, caracterisitcas egocêntricas continuam cristalizadas na área mais abstrata do pensamento verbal.

Experiência feita por Piaget mostra que todas as conversas de crianças podem ser divididas e classificadas em dois grupos: egocêntrico e socializado.

Na fala egocêntrica a criança fala apenas de si mesma, sem interesse pelo interlocutor, não tenta comunicar-se, não espera resposta, não se preocupa em saber se alguém ouve. É como um monólogo.

Na fala socializada ele tenta estabelecer comunicação com outros: pede, ordena, ameaça, transmite informações, faz perguntas...

Durante os 6 e 7 anos de idade, nem mesmo as falas socializadas estão livres do pensamento egocêntrico.


"Poder-se-ia dizer que um adulto pensa socialmente mesmo quando está só, enquanto uma criança com menos de sete anos, pensa e fala egocentricamente mesmo quando está em companhia de outras pessoas."
Piaget diz que pode-se supor que pensamento egocêntrico existe mais que a fala egocêntrica, porém é somente pela observação da fala egocêntrica que podemos analisar esses dados.

Junto com o desejo de trabalhar com os outros a fala egocêntrica desaparece. Segundo Piaget a fala egocêntrica não cumpre nenhuma função verdadeiramente útil no comportamento da criança. Vigotski porém, observa de forma diferente. Ele fez experiências que mostrou que a fala egocêntrica é útil para que a criança atinja a resolução de problemas cotidianos.

Piaget também fala à respeito disso. A lei da consciência: um obstáculo ou uma perturbação em uma atividade automática desperta na criança a consciência daquela atividade. A fala é uma expressão desse processo de conscientização.

As descobertas de Vigotski mostraram que a fala egocêntrica serve como um instrumento para a busca e o planejamento da solução de um problema e inclusive a fala egocêntrica pode alterar o rumo de uma atividade. Isso mostra que a fala egocêntricas um passo anterior na evolução da fala oral para a fala interior. Porém, para Piaget a fala egocêntrica simplesmente desaparece. Ele não elucida a fala interior da criança.

A fala interior e a fala egocêntrica se aplicam a mesma função. Então se a fala egocêntrica, segundo Piaget, precede a socializada, logo a fala interior também precede a fala socializada. (Porém isso é insustentável do ponto de vista genético, ao qual Piaget apoiava).

Segundo Vigotski podemos verificar que a fala egocêntrica ao tornar-se fala interior, mantém-se no adulto. Dessa forma é possível perceber que, a fala egocêntrica não desaparece simplesmente, como afirmou Piaget, mas sim, se esconde na fala interior.

Para Piaget a fala social é subseqüente e não anterior à fala egocêntrica. Já a hipótese proposta por Vigotski inverte esse percurso: função primordial da fala é a comunicação, o contato social. Depois divide-se em fala egocêntrica e fala comunicativa. A primeira surge quando a criança interioriza aquilo que era pertencente apenas a esfera social e cooperativa. para Vigotski a fala egocêntrica é o elo de transição da fala oral para a fala interior.

Piaget: individual - socializado

Vigotski: social - individual

Pontos em Piaget que segundo Vigotski foram considerados errôneos:

Psicologia moderna e psicologia infantil tendem a combinar questões psicológicas e filosóficas. Piaget ora se aproxima de um, ora se aproxima de outro. Mesmo dizendo evitar teorizações, sua obra extrapola os limites da ciência factual.

Ao apresentar sua descobertas, Piaget não considera suas causas. Ele propõe uma análise genética em seqüência temporal e a aplicação de uma fórmula, matematicamente concebida, da interdependência dos fenômenos.

Piaget, quando escolhe a interpretação funcional e descarta a interpretação causal reduz toda a sua obra a uma escolha arbitrária.

Para Piaget, assim como na teoria psicanalítica, coloca em oposição o princípio da realidade. Do ponto de vista de Vigotski, essas duas não podem ser consideram das opostas, mas sim complementares.

Para Piaget existe uma concepção de que o princípio do prazer é anterior ao princípio da realidade. Piaget apresenta o pensamento realista como separado das necessidades, interesses e desejos concretos.

As condições em que Piaget realizou seus estudos foram realizados em meio social, em determinada época histórica, porém Piaget dá importância em seus estudos apenas às leis da natureza, quando deveria verificar as leis sociais e historicamente determinadas.



Poderia articular melhor os parágrafos. Falta coesão. Há também falta de referência sobre o tipo de trabalho que está realizando. Não sabemos se é fichamento ou sobre qual texto.


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa