A reestruturaçÃo do ensino durante a ditadura militar: interlocuçÃo entre o discurso e a prática



Baixar 74,38 Kb.
Página1/9
Encontro05.07.2018
Tamanho74,38 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9

A REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO DURANTE A DITADURA MILITAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA.

Tiago Henrique Klengel Biasotto Mendes
Introdução:
O presente artigo parte de uma análise da reestruturação do sistema educacional de ensino no período da ditadura militar bem como as relações que se processaram no ambiente escolar.

O objetivo deste trabalho é analisar e refletir as mudanças ocorridas na educação a partir da Lei 5692/71 e as relações que se processaram no âmbito da escola pública a partir do aparato repressivo criado pelos militares com a finalidade de conter as manifestações contrárias ao regime e manter-se sem maiores resistências no poder.

Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa que utilizou como procedimentos metodológicos uma pesquisa bibliográfica envolvendo as palavras-chave: política, educação, Ditadura Militar e legislação; que além de nortear a estruturação do roteiro de perguntas que foi aplicado à cinco professores, sendo um no final da carreira e quatro aposentados, serviu de base teórica para a elaboração dos capítulos e a análise posterior das entrevistas. Pois acredita-se não bastar, apenas, analisar a construção do discurso do Estado e a sua transmissão através das reformas do ensino e das mudanças curriculares. É preciso investigar e analisar a adesão ou a resistência dos professores na aplicação das reformas em sala de aula, na sua prática diária.

É, neste sentido, que tentamos estudar dentro da análise deste período, não só o que consta na letra da lei e nem mesmo a bibliografia existente a respeito. Tentou-se, dessa forma, fazer uma interlocução entre a teoria e a prática, utilizando, além dos estudos já existentes, entrevistas com professores que atuaram na escola pública no momento em que foram processadas tais reformas.





  1. : acer histedbr -> seminario -> seminario8 -> files
    files -> Psicologia e educação em Goiás: aspectos constitutivos de um saber pedagógico
    files -> A escola normal livre municipal de sorocaba
    files -> Infância e educaçÃO, na teoria educacional de john dewey uma análise da difusão de suas obras no brasil após o manifesto dos pioneiros da escola nova (1932-1964)
    files -> Teorias pedagógicas na formaçÃo de pedagogos da universidade estadual de londrina: currículo 1998
    files -> AtuaçÃo de lourenço filho nas políticas brasileiras de instruçÃo pré-primária
    files -> EducaçÃo infantil no brasil: uma abordagem histórica um percurso por entre as idéias relativas à educaçÃo da infância
    files -> Este trabalho situa-se no âmbito das Políticas Públicas Educacionais, focalizando a instituição formadora e a formação docente, nas interfaces com estudos dos contextos em que transcorrem
    files -> Viii seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas”– histedbr
    files -> Breve panorama da história da Comunicação


    Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal