A psicomotricidade e o desenvolvimento infantil



Baixar 82,55 Kb.
Página1/11
Encontro12.04.2018
Tamanho82,55 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11

A PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Rosangela de Cassia Camarinho**

Rosângela Benatti (Orientadora)***
RESUMO:
Neste artigo tenho por objetivos conhecer, analisar e refletir sobre as idéias de autores que discorrem sobre a psicomotricidade e assim compreender de que forma a psicomotricidade pode ajudar no desenvolvimento infantil. O presente artigo foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica das mais relevantes contribuições de autores como Picq e Vayer, Wallon e Le Boulch entre outros. Sendo assim, através deste artigo quero fazer algumas considerações sobre a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil, visando o equilíbrio e o desenvolvimento motor, intelectual e afetivo da criança.

Finalizando entendi a importância da Psicomotricidade para a educação infantil como instrumento do fortalecimento da criança enquanto sujeito, e servindo como ferramenta para todas as áreas de estudo voltadas para a organização afetiva, motora, social e intelectual do aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Psicomotricidade; Desenvolvimento Infantil;
*Artigo apresentado para conclusão do curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial e Psicomotricidade pela Faculdade de Educação São Luís.

**Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Atuo como Professora de Educação Básica. Email rocamarin2010@hotmail.com

*** Rosângela Benatti, Docente de pós-graduação da Faculdade de Educação

São Luís e tutora da Faculdade de Educação São Luís. Experiência na área de Educação, com ênfase em Deficiência Intelectual e Visual.
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento infantil.

O movimento faz parte do ser humano desde antes de seu nascimento, e é através do movimento que ele irá se conhecer e se relacionar com o mundo, criando suas relações afetivas e constituir-se como um ser social.

A Psicomotricidade está presente em todas as atividades que desenvolvem a motricidade das crianças e contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Através das atividades motoras, as crianças se relacionam com o mundo em que vivem, além de se divertir, criar, interpretar.

É neste panorama que age o professor de Educação Infantil nos anos iniciais, proporcionando estratégias educativas de estimulação psicomotora, visando favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor da criança.

É preciso destacar que a Educação Infantil deve ir de encontro às necessidades básicas da criança. Segundo FREIRE (1989), “A infância é um período muito intenso de atividades: as fantasias e os movimentos ocupam quase todo o tempo da criança (P.16).

O artigo foi realizado após uma revisão bibliográfica das mais relevantes contribuições de autores como: Picq e Vayer, Wallon e Le Boulch, entre outros, que descrevem etapas do desenvolvimento motor: motricidade oral, motricidade física e motricidade ampla.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal