A psicomotricidade e o desenvolvimento infantil



Baixar 58.12 Kb.
Página1/11
Encontro12.04.2018
Tamanho58.12 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11

A PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Rosangela de Cassia Camarinho**

Rosângela Benatti (Orientadora)***
RESUMO:
Neste artigo tenho por objetivos conhecer, analisar e refletir sobre as idéias de autores que discorrem sobre a psicomotricidade e assim compreender de que forma a psicomotricidade pode ajudar no desenvolvimento infantil. O presente artigo foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica das mais relevantes contribuições de autores como Picq e Vayer, Wallon e Le Boulch entre outros. Sendo assim, através deste artigo quero fazer algumas considerações sobre a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil, visando o equilíbrio e o desenvolvimento motor, intelectual e afetivo da criança.

Finalizando entendi a importância da Psicomotricidade para a educação infantil como instrumento do fortalecimento da criança enquanto sujeito, e servindo como ferramenta para todas as áreas de estudo voltadas para a organização afetiva, motora, social e intelectual do aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Psicomotricidade; Desenvolvimento Infantil;
*Artigo apresentado para conclusão do curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial e Psicomotricidade pela Faculdade de Educação São Luís.

**Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Atuo como Professora de Educação Básica. Email rocamarin2010@hotmail.com

*** Rosângela Benatti, Docente de pós-graduação da Faculdade de Educação

São Luís e tutora da Faculdade de Educação São Luís. Experiência na área de Educação, com ênfase em Deficiência Intelectual e Visual.
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento infantil.

O movimento faz parte do ser humano desde antes de seu nascimento, e é através do movimento que ele irá se conhecer e se relacionar com o mundo, criando suas relações afetivas e constituir-se como um ser social.

A Psicomotricidade está presente em todas as atividades que desenvolvem a motricidade das crianças e contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Através das atividades motoras, as crianças se relacionam com o mundo em que vivem, além de se divertir, criar, interpretar.

É neste panorama que age o professor de Educação Infantil nos anos iniciais, proporcionando estratégias educativas de estimulação psicomotora, visando favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor da criança.

É preciso destacar que a Educação Infantil deve ir de encontro às necessidades básicas da criança. Segundo FREIRE (1989), “A infância é um período muito intenso de atividades: as fantasias e os movimentos ocupam quase todo o tempo da criança (P.16).

O artigo foi realizado após uma revisão bibliográfica das mais relevantes contribuições de autores como: Picq e Vayer, Wallon e Le Boulch, entre outros, que descrevem etapas do desenvolvimento motor: motricidade oral, motricidade física e motricidade ampla.



Baixar 58.12 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa