A psicologia Tradicional e o espontaneísmo na educação de crianÇas menores de 03 anos: uma análise dos Documentos Oficiais norteadores da Educação Infantil no Brasil (1998-2006)



Baixar 84,93 Kb.
Página1/8
Encontro10.04.2018
Tamanho84,93 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8

A Psicologia Tradicional e o espontaneísmo na educação de crianÇas menores de 03 anos: uma análise dos Documentos Oficiais norteadores da Educação Infantil no Brasil (1998-2006)

Janaina Cassiano Silva – UFSCar



janacassiano@hotmail.com

FAPESP.
Palavras-chave: Educação infantil. Documentos oficiais. Formação do Professor.


Introdução
O estudo da educação infantil, das práticas educativas, da formação docente e do desenvolvimento infantil, bem como das políticas públicas para a educação infantil é de extrema importância para o meio acadêmico, a fim de pensarmos uma educação infantil que realmente promova o desenvolvimento integral da criança. Por isso, neste trabalho apresentamos discussões realizadas em nossa dissertação de mestrado, com financiamento da Fapesp, acerca da educação de crianças menores de 03 anos no Brasil. Especificamente, investigaremos como a Psicologia Tradicional tem servido de base na construção das políticas públicas para a educação infantil, principalmente na formação dos professores. Desta forma, analisaremos alguns documentos do Ministério da Educação para a educação infantil, quer seja: o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998); os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006) e a Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação (2006). Utilizaremos como categoria de análise a concepção de infância e formação docente presente nestes documentos.

Para tanto, inicialmente, apresentaremos os conceitos de infância e formação docente presentes nos documentos do Ministério da Educação. Posteriormente, trabalharemos com a concepção de fenômeno psicológico dominante na Psicologia Tradicional que perpassa estes documentos. Por fim, trazemos algumas considerações acerca da temática estudada.



: novo -> congressos -> cbhe6 -> anais vi cbhe -> conteudo -> file
file -> História das ideias pedagógicas: contribuiçÕes da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica para o ensino de crianças pequenas
file -> Nova leitora
file -> A semiologia do escolar construída pelo dr. Ugo pizzoli
file -> Um livro proveitoso para a mocidade estudiosa da belém do pará no começo do século XX: alma e coraçÃO
file -> A escrita da História da Educação no Brasil: formando professores
file -> História da escola normal de natal (rio grande do norte, 1908-1971)
file -> Cláudia Maria Mendes Gontijo2
file -> O grêmio das Violetas, a Cruz Vermelha Paranaense e as discussões sobre a saúde infantil
file -> A educaçÃo dos sentidos na concepçÃo das escolas maristas em são paulo no início do século XX (1908-1931): o uso do


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal