A mídia em questãO: uma análise crítica



Baixar 22,52 Kb.
Página1/4
Encontro28.02.2019
Tamanho22,52 Kb.
  1   2   3   4

ROTEIRO – AULA 31

A MÍDIA EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA”


Acredito que tenha sido possível observar, durante a apresentação e discussão do processo de desenvolvimento e consolidação da publicidade e propaganda, a impossibilidade de abordar estes respectivos temas sem adentrar no debate sobre a mídia. Ou seja, é impossível pensar em publicidade e propaganda sem o componente midiático? O que as análises históricas, sociais (em alguns casos até econômicas) nos mostram é que não, não existe publicidade e propaganda sem mídia e vice-versa e como ambas impactam em nossa vida. Sendo assim, acredita-se ser impossível compreendê-las separadamente, mas, sim, de forma inter-relacional.

A partir deste breve preâmbulo, o objetivo deste aula é tecer uma análise crítica sobre a mídia na nossa sociedade. Seguindo o apontamento anterior, a ideia de uma aula especificamente sobre mídia, se deve a fins meramente didáticos. Como poderão perceber ao longo dos tópicos que serão abordados em sala, mídia, publicidade e propaganda, apesar de diferentes, em grande parte do tempo se fundem, sendo permeadas por visões semelhantes e utilizadas para objetivos comuns. Neste sentido, voltar-nos-emos para tentar (de forma bem introdutória e superficial) compreender o papel da mídia tanto em nossa subjetividade e comportamentos individuais quanto numa perspectiva macro, de influência na estruturação socioeconômica e organização política.


Aspectos Gerais

- Etimologia de mídia: media (latim) plural de medium, significando “meio” ou forma”; media (inglês); redução de mass media (meios de comunicação de massas)

- Segundo consulta ao dicionário virtual Michaelis, mídia possui uma série de significados, de acordo com sua utilização. De acordo, com sua etimologia, seu sinônimo seria “meio”, indicando que serve de instrumento para algo. O que seria este algo? A informação ou a comunicação. Ou seja, a mídia é um meio (desculpem o pleonasmo) pelo qual se divulga/difunde a informação.

- Segundo definição da Google: “todo suporte de difusão da informação que constitui um intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens; o conjunto dos meios de comunicação social de massas”

- Em suma, para além de uma série de utilizações na publicidade, quando falaremos de mídia estaremos falando do conjunto de meios (ou veículos) de comunicação de massa, especialmente da mídia chamada tradicional.

- Sendo assim os tipos de mídia irão variar de acordo com suas formas: impressa (jornais, revistas etc.), eletrônica (televisão, rádio etc.), dentre outros.

- As etapas do processo de comunicação: emissor (fonte ou origem e forma de emissão), mensagem (a ideia que pretende comunicar) e receptor (quem recebe a mensagem)

Catálogo: 2011 -> arquivos -> material dos professores -> PHC PSIPSPP -> Material didatico
Material didatico -> Publicidade e produçÃo de subjetividades
material dos professores -> Ética profissional conteúdo abordado em sala de aula Prof.ª: Daniele Antunes Rangel
material dos professores -> Psicologia do esporte e do exercício conteúdo abordado em sala de aula Prof.ª: Daniele Antunes Rangel
material dos professores -> Relações entre Psicologia e Filosofia: a psicologia filosófica
material dos professores -> Curso psicologia
Material didatico -> Histórico da publicidade e propaganda
Material didatico -> Como a publicidade utiliza da psicologia para levar o consumidor à AÇÃo de compra
Material didatico -> Teorias da comunicaçÃO: como se dá o processo de comunicaçÃo e absorçÃo da informaçÃo e qual a influência em nossos comportamentos”


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa