A literatura infantil como expressão do lúdico



Baixar 127,82 Kb.
Página1/7
Encontro10.08.2018
Tamanho127,82 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7





GT 3

A LITERATURA INFANTIL COMO EXPRESSÃO DO LÚDICO

Débora Aragão Bezerra – UFCG

Bruna Ismaela Cunha Silva - UFCG

Sinaldo Simplício da Silva – UFCG


Introdução

Este artigo reflete sobre a literatura infantil e o benefício do convívio das crianças com a leitura literária. Aborda também os benefícios dessa prática na Educação Infantil, tendo como objetivo apresentar o lúdico como possibilidade de fruição da literatura em sala de aula.

Para a construção do aporte teórico, utilizamos artigos da revista virtual Ao pé da letra e de autores que trazem a mesma abordagem temática com enfoque no lúdico na literatura infantil. Fizemos uso do método de pesquisa bibliográfica, uma vez que foi realizado o levantamento do tema em diferentes publicações e por variados autores.

Infelizmente, é notório em nossa cultura o desprezo e o desprazer que muitas pessoas sentem/experimentam diante da leitura. Muitas dizem ler só por obrigação acadêmica, outras para se manterem informadas, mas, dificilmente, alguém diz que lê porque sente prazer nessa ação. É válido refletir o posicionamento dos envolvidos no processo educativo e se o aspecto de como a leitura é usada em sala de aula está contribuindo com a perpetuação dessa cultura de desprezo à leitura e buscar alternativas que mudem esta percepção.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal