A inteligência, o trabalho ir. Giovanni Bigotto 1 À sombra do segundo mandamento



Baixar 272,19 Kb.
Página1/27
Encontro03.03.2019
Tamanho272,19 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   27

Ir. Basílio Rueda Guzmán

Homem para o homem


Caderno 6

A inteligência, o TRABALHO




Ir. Giovanni Bigotto



1

À SOMBRA DO SEGUNDO MANDAMENTO


Em 1985, o Irmão Demétrio Alzaga escreve várias páginas em favor de Basílio. Deixa-se inspirar nos traços bíblicos que esse Irmão fizera crescer desde o tempo de seu generalato. É um longo artigo de admiração e gratidão que conclui assim: “Homem providencial, foi um presente do Senhor e de Maria Santíssima para o tempo que tivemos que viver após o Concílio, num período de crise universal, quando correntes de pensamento exigiam um espírito claro que pudesse orientar a marcha em caminhos de verdade e de segurança. Afirma-se que cada geração produz um homem fora de série. Um entre milhões. Em nossa geração é o Irmão Basílio esse número fora de série. Sua maneira de proceder no mais alto dos cargos deixou uma impressão profunda que fará história nos anais da Congregação. Honestidade, simplicidade, dom de compreender as pessoas, são realidades que o acompanham e fazem parte de sua vida...”.1

Basílio, homem fora de série, eis aquele sobre o qual gostaríamos de deter nossos olhares nas páginas que seguem. Basílio mais considerado como homem, em sua inteligência, sua cultura, seu ardor no trabalho, seu amor pelo nosso mundo, irmão entre os irmãos, cultivando muito os valores de sociabilidade, que são todos maristas porque estão nas constelações da simplicidade e da humildade.
A primeira parte do livro Basílio, o homem de Deus, apresentou sobretudo o mundo religioso: sua vida com o Pai, com Jesus, o Senhor, com o Espírito de Santidade, seu olhar de filho em relação à Virgem Maria, a Marcelino, ao universo da oração e dos votos. Um panorama vasto e rico.
Esta segunda parte se detém mais sobre o homem, ou, como quereria o titulo: Basílio, o homem para o homem.

Pura comodidade de análise, porque de fato a pessoa e a vida apresentam sempre um todo coerente e em osmose constante: o homem que se mantém em companhia de Deus é mais homem; o homem que se aproxima dos outros encarna seu amor de Deus e revela que é habitado pelo Espírito de Deus. Os dois mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus, com todas as tuas forças...” e “Amarás teu próximo como a ti mesmo” formam um todo, chamam-se mutuamente parra se realizar. Como o próprio Basílio afirma, estão em equação: o amor de Deus = o amor do próximo. Se um dos membros da equação está ausente, o outro é igual a nada, é um puro vazio.2

O trabalho detém-se sobre Basílio, o homem, embora admitindo, desde as linhas iniciais, que as qualidades humanas são postas a serviço de Deus e de seu povo: são as energias humanas da santidade. Se tomamos o caso concreto da inteligência, em Basílio, como não perceber que ela é profética e sempre disposta ao amor? Energias humanas, porém cheias de graça.

Nesse aspecto humano encontramos em Basílio um homem inteligente, culto, trabalhador, apaixonado pelo nosso mundo, líder nato, mas sobretudo irmão, muito chegado, simples: exemplo de humanidade bem-acabada e que pode ser apreciado por todo o mundo, cristão ou não, que possua o sentido da grandeza, da nobreza de alma. Muitos Irmãos e amigos vão deixar seus testemunhos de tal modo que a leitura dá a impressão de caminhar numa galeria de retratos. Tudo isso poderia propor apenas o modelo de um herói humano. A intenção final, contudo, é mostrar a que altura o amor de Deus, quando está presente num homem, pode elevar a própria natureza humana.

Se estas páginas acentuam sobretudo o humano e o segundo mandamento: “Amarás teu próximo...”, deixarão constantemente emergir o primeiro mandamento: “Amarás teu Deus com todo teu coração...”. É impossível fazer diversamente, pelo menos na vida de um verdadeiro Servo de Deus. Os dois mandamentos existem em equação ou nenhum deles existe. O lado humano de Basílio é rico dos dois amores: Deus e o próximo.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   27


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa