A escrita da História da Educação no Brasil: formando professores



Baixar 86,17 Kb.
Página1/5
Encontro29.03.2018
Tamanho86,17 Kb.
  1   2   3   4   5

MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DA MATERIALIDADE ÀS ESTRATÉGIAS NARRATIVAS

Carlos Eduardo Vieira (UFPR – cevieira9@gmail.com)

Roberlayne de Oliveira B. Roballo (UFPR - roberlayneroballo@hotmail.com)

Palavras-chave: Formação de Professores; Theobaldo Miranda Santos; Afrânio Peixoto; Historiografia.
No conjunto de práticas utilizadas pela escola, os manuais escolares possuem grande importância no movimento de comunicar, de ensinar, de incutir valores, hábitos, atitudes e conhecimentos. Nesta perspectiva, o objetivo desse trabalho é analisar dois manuais de História da Educação que serviram de suporte para os cursos de formação de professores no Brasil, a partir da década de 1930. Essas obras pertencem à Coleção Atualidades Pedagógicas, sendo elas: “Noções de História da Educação” (1933) de Afrânio Peixoto e “Noções de História da Educação” (1945) de Theobaldo Miranda Santos. Esses livros foram editados pela Companhia Editora Nacional, no âmbito do projeto editorial denominado Biblioteca Pedagógica Brasileira, dirigido por Fernando de Azevedo (1931-1949). O impacto desses textos no campo educacional e, particularmente, no delineamento da disciplina História da Educação é difícil de ser aferido, contudo a presença longeva desses manuais nos programas da disciplina História da Educação, as suas tiragens e as suas sucessivas reedições são indícios da fortuna das Noções na produção de sentidos e de representações sobre o passado educacional. Para além dos sentidos do passado, as Noções intervieram de forma intensa na modulação de valores e de condutas pedagógicas, uma vez que suas manifestas intenções eram intervir sobre as práticas presentes nas escolas. Os textos, escritos a partir de visões de mundo contrastantes, revelam também o embate entre pioneiros e católicos na perspectiva de conferir sentido ao mundo moderno e aos seus desafios, tendo como pomo da discórdia o sentido e o papel da escola nova. A perspectiva metodológica utilizada para este trabalho visa compreender as relações entre as obras e seus contextos de produção, considerando a materialidade destes objetos culturais e pedagógicos, bem como as estratégias narrativas mobilizadas no processo de produção do convencimento do público leitor.

O manual de Afrânio Peixoto, médico, “pioneiro” do Movimento pela Escola Nova e um dos primeiros professores chamados a ministrar a nova disciplina (história da educação), é considerado o primeiro livro escolar brasileiro sobre o tema, tendo três edições (1933, 1936, 1942) publicadas durante a gestão de Fernando de Azevedo à frente da CAP. O livro de Miranda Santos, por sua vez, teve a primeira edição publicada na gestão de Azevedo (1945), a segunda edição (1948) sob a direção de Damasco Penna, e as demais reedições (1951, 1952, 1954, 1955, 1957, 1958, 1960) publicadas na coleção do próprio Miranda Santos: “Curso de Psicologia e Pedagogia”, que agrupava diferentes obras deste professor.




: novo -> congressos -> cbhe6 -> anais vi cbhe -> conteudo -> file
file -> História das ideias pedagógicas: contribuiçÕes da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica para o ensino de crianças pequenas
file -> Nova leitora
file -> A semiologia do escolar construída pelo dr. Ugo pizzoli
file -> Um livro proveitoso para a mocidade estudiosa da belém do pará no começo do século XX: alma e coraçÃO
file -> A psicologia Tradicional e o espontaneísmo na educação de crianÇas menores de 03 anos: uma análise dos Documentos Oficiais norteadores da Educação Infantil no Brasil (1998-2006)
file -> História da escola normal de natal (rio grande do norte, 1908-1971)
file -> Cláudia Maria Mendes Gontijo2
file -> O grêmio das Violetas, a Cruz Vermelha Paranaense e as discussões sobre a saúde infantil
file -> A educaçÃo dos sentidos na concepçÃo das escolas maristas em são paulo no início do século XX (1908-1931): o uso do


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal