A brasilidade nos negócios: uma estratégia para o país



Baixar 26,61 Kb.
Página1/3
Encontro16.09.2018
Tamanho26,61 Kb.
  1   2   3



A brasilidade nos negócios – uma estratégia para o país
Ampliar a comercialização de produtos das micro e pequenas empresas, no Brasil e no exterior, é investir na consolidação de uma Cara Brasileira.
[...]
Traçando estratégias de atuação
Se, por um lado, os produtos e serviços de elevado conteúdo cultural representam uma fronteira ainda amplamente inexplorada, de outro lado, a promoção de atividades econômicas fundadas no patrimônio cultural do país fornece às pequenas empresas um instrumento de crescimento muito acessível. Os milhões de homens e mulheres que tiram seu sustento – como empresários ou empregados – dos milhões de pequenos negócios estão de fato imersos nesse patrimônio e contribuem, em grande medida, para sua conservação e difusão.
Hoje, no entanto, esses milhares de pequenos empresários/empregados não conseguem, na grande parte dos casos, tirar desse patrimônio os instrumentos para a melhoria da própria condição. Segundo o sociólogo Domenico de Masi, Quanto mais é marcada a identidade de um objeto, tanto mais esse será desejado por quem não se quer sentir massificado e homologado, por quem quer se distinguir.Torna-se necessário, então, utilizar o riquíssimo e vasto patrimônio cultural brasileiro em ações capazes de dotar os produtos e serviços de nossos pequenos negócios de uma identidade, de uma alma, enfim, de uma cara brasileira.
O objetivo central do projeto Cara Brasileira desenvolvido pelo Sebrae, com a consultoria da empresa S3 Studium, do sociólogo Domenico de Masi, é identificar e sistematizar o conhecimento dos traços da brasilidade, disseminar esses conhecimentos e promover sua incorporação junto a territórios, setores produtivos e, conseqüentemente, a micro e pequenas empresas.
A primeira ação foi identificar qual seria essa nossa cara compreendida aqui, para efeito desse projeto, como o conjunto dos traços peculiares ao estilo cultural, estético e comunicativo brasileiro, capaz de distinguir e de chamar a atenção para os sujeitos – pessoas ou empresas –, produtos ou serviços que dele sejam portadores.
A atenção foi focalizada, em particular, naquelas características que, se adotadas pela empresa na sua forma de relacionar-se com o mercado, poderão conferir um fator de vantagem no plano do marketing e de penetração nos mercados locais e internacionais. Utilizar essas características, que nos distinguem dos outros povos, e promover, de forma articulada, é uma forma de mostrar a cara do Brasil para o mundo.
Então, a primeira pergunta que vem à nossa cabeça ao pensarmos na diversidade existente no Brasil é: o Brasil tem cara? Nas palavras do prof. Roberto DaMatta, Os estrangeiros, e os que têm a sabedoria de examinar a parte e o todo, ultrapassando a trivial perspectiva fragmentada e individualista que só vê diversidades, respondem afirmativamente. Sim, o Brasil tem cara e, como toda cara, ela é feita de pedaços distintos que se fundem e combinam em uma feição e em um rosto singular e único: um semblante reconhecidamente brasileiro.
Para refletir sobre uma questão tão complexa, o Sebrae realizou uma pesquisa que identificou alguns dos aspectos mais significativos da cultura brasileira e que podem ser utilizados dentro de uma estratégia de diferenciação dos produtos e serviços das micro e pequenas empresas.
A pesquisa teve a participação de vinte e cinco profissionais de grande renome nacional e internacional em suas áreas de conhecimento. Esse trabalho foi desenvolvido em duas etapas, envolvendo especialistas de áreas diversas como: antropologia, economia, carnaval, marketing, publicidade, turismo, psicologia, artesanato, jornalismo, futebol, moda, literatura, história, ciências naturais, entre outras.
O método utilizado foi o Delphi e os resultados da pesquisa Cara Brasileira foram divididos em três partes...


  1. A primeira trata dos aspectos gerais da cultura brasileira.

  2. A segunda lista as possibilidades de valorização desta cultura no mundo dos negócios.

  3. A parte final da pesquisa trata da promoção da cara brasileira como estratégia para o país.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa