A atualidade da Visão Winnicottiana



Baixar 55 Kb.
Página1/8
Encontro26.09.2018
Tamanho55 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8

A Atualidade da Visão Winnicottiana *
Rita Peres Cáurio 1

Ao mal-estar da contemporaneidade, Winnicott vai nos propor uma clínica tendo por base uma teoria com as seguintes inovações: valorização da agressividade criativa e da satisfação como sinônimos de expansão do eu; importância do mundo intermediário, situado entre o interno e o externo; aceitação do sofrimento, como inerente à própria vida; capacidade de fazer intercâmbios com os demais.

The immediate interest of Winnicott’s foresight*

To the illness of the contemporaneousness, Winnicott has proposed us a clinic with the following innovations: valorization of the creative agressiveness and satisfaction as synonyms of ego’s expansion; importance of the intermediate world, located between the internal and external ones; aceptation of the suffering, as inherent to life ; capacity of making interchangings.

Em nossa época, pode-se observar um sofrimento psíquico diverso do que se observava no tempo de Freud: as depressões são distímicas, ou seja, não reacionais e, portanto, diferentes das antigas depressões melancólicas. Cria-se facilmente um círculo vicioso: justificado pelo estilo de vida, o sujeito leva aquele estilo de vida por não conseguir mudar. Parece haver-se criado um “mal-estar da contemporaneidade”, para o qual Winnicott nos oferece soluções com sua posição teórica.


Revendo um pouco a teoria freudiana, temos os seguintes pontos essenciais:
• aceitação da sexualidade , inclusive a infantil, como fenômeno humano normal;
• importância do passado infantil na vida em geral;
• conciliação da integração, normalidade de uma pessoa com a idéia de múltiplas personalidades, crenças, etc. (teorias do recalque, do inconsciente, do conflito).
Para Freud, justamente, vivemos em permanente conflito entre nossas pulsões (sexual / de morte) e algo que nos impede de fazer o que gostaríamos: de um lado, o sexo, de outro, a lei, o pai (assujeitado, ou o Nome-do-Pai, como colocou Lacan). Por conseguinte, o sujeito é desamparado, sentindo-se muitas vezes joguete de certas forças, tanto internas quanto externas. Vive-se uma cultura plena de interdições, sendo fácil sentir-nos reféns de valores que nos são estranhos: nosso destino é a insatisfação, o mal-estar, sendo impossível encontrar uma saída. Winnicott vai se insurgir contra isso. Para ele, posso aceitar perfeitamente a clínica de Freud sem me subordinar a todos os seus pressupostos.

< WINNICOTTIANAS Teorias Principais das>

Donald Woods WINNICOTT (1896-1971) foi um pediatra e psicanalista inglês que, ao longo de sua vida, tratou mais de 60.000 bebês, crianças, mães, pais e avós.


Ele vai nos enfatizar a importância da EXPERIÊNCIA CULTURAL na modulação do novo ser, assim como da qualidade da relação analítica para recompor danos sofridos.
A teoria de Winnicott está perpassada por PARADOXOS, o que nos confere uma nova possibilidade de compreensão de nós mesmos.
Mais que isso, porém, ela abre perspectivas para uma vida em que não só haja ausência de sintomas, mas em que a CRIATIVIDADE possa ser compreendida como sinônimo de saúde.


Baixar 55 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa