“É possível resgatar uma visão de pessoa integral, ajudando a criar um projeto pessoal de inserção no mundo de hoje



Baixar 81,96 Kb.
Página1/14
Encontro11.10.2018
Tamanho81,96 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   14

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NA VIDA MODERNA

Maria do Carmo Whitaker

Resumo
O grande desafio que se propõe ao homem é à mulher do século XXI é que se conhecendo a si mesmo, saibam encontrar as dimensões da experiência humana, para atingirem a plenitude do dom da vida mediante a edificação do ser integral. Considera-se a dignidade humana, as potencialidades e faculdades da pessoa, sua consciência e a estreita relação entre consciência e lei moral, além de sua característica como ser de relação e sua transcendência. Aborda-se a questão das grandezas e fraquezas da pessoa e o cultivo das virtudes e valores.

Conclui-se que é possível resgatar uma visão de pessoa integral, ajudando a criar um projeto pessoal de inserção no mundo de hoje, praticando a solidariedade para combater o individualismo, a desintegração da pessoa e sua indiferença em face da realidade.



Introdução. As dimensões do Ser. A Dignidade da pessoa. A consciência julgadora. A voz da consciência. A relação existente entre a consciência e a lei moral. O homem e a mulher são seres de relação. A transcendência como característica da pessoa. Grandezas e fraquezas da pessoa. Cultivo dos valores. Solidariedade e Inserção da pessoa no mundo de hoje. Conclusão.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   14


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal